Aracajuana Mirella Freitas será a primeira sergipana a se apresentar com o Núcleo de Ópera da Bahia

Sergipana se apresenta no palco do Teatro Salesiano, em Salvador, com a ópera Jelin

A soprano aracajuana Mirella Freitas se prepara para um momento histórico em sua carreira: será a primeira cantora de Sergipe a se apresentar com o Núcleo de Ópera da Bahia (NOP). A ocasião especial acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio, às 19h, no palco do Teatro Salesiano, em Salvador, com a ópera ‘Jelin’, de Aldo Brizzi com colaboração do baiano Bruno Masi na criação do libreto.

Para Mirella Freitas, a oportunidade de se apresentar com o NOP e participar de "Jelin" representa um marco em sua carreira e na representatividade da música lírica nordestina. "É uma honra imensa fazer parte dessa produção tão especial. Já tive a oportunidade de colaborar com o Núcleo em outros projetos, e agora, ser a primeira sergipana a se apresentar com eles em uma ópera desse porte é motivo de grande orgulho. É uma experiência que representa a união dos cantores líricos do Nordeste, que mostra a crescente força da nossa região no cenário erudito e a importância de levarmos a música clássica para um público cada vez maior", comenta a artista.

Segundo Mirella, o público vai se encantar com a magia da ópera. "O público pode esperar uma noite inesquecível, repleta de música, emoção e talento. 'Jelin' é uma ópera que faz rir, chorar e se encantar com a beleza da música lírica", convida.

No próximo mês de setembro, o Núcleo de Ópera da Bahia desembarca na capital sergipana para apresentação da Ópera dos Terreiros, que também terá Mirella Freitas como uma das solistas.

Sobre a ópera Jelin

"Jelin" é uma ópera em dois atos que narra uma história intrigante ambientada no ano Zero, em um local próximo a Belém. A trama, que mistura comédia popular, magia teatral e transcendência, promete encantar o público de todas as idades. A obra já teve sua estreia em Alessandria (Itália) em 2021 e, em dezembro de 2022, foi co-produzida pelo NOP e apresentada em teatros de Valenza, Casale e Tortona, também na Itália.

O sucesso de "Jelin" não se limita à Europa. A ópera já foi transmitida pelas emissoras France 3, France 4, France 5 e TV5 Monde, e inclusive foi programada como especial de Natal pela TV francesa em 2021 e 2022. No total, o espetáculo contou com a participação de 13 cantores solistas, 6 vozes femininas no papel de anjos e moças da festa, além de uma talentosa orquestra.

A apresentação em Salvador marca a estreia da nova produção em língua portuguesa de "Jelin". A iniciativa faz parte da Temporada 2024 do NOP e foi contemplada pelo edital Gregórios - Ano III, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Salvador, da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura.

O elenco conta com Aldo Brizzi (Regente/compositor), Carlos Morais (Jelin), Graça Reis (Maria), Leonardo Forny (José e Mané), Carlos Eduardo Santos (Maicon), Iago Cirino (Jefferson), Nila Clara (Nomine), Irma Ferreira (Sara), Josehr Santos (Narrador), Josehr Santos (Mago 1), Francisco Garrido (Mago 2), Dandê Azevedo (Mago 3), Francisco Garrido (Soldado), Emyle França (Anjo Solista), Emyle França, Juliana Bastos, Milla Franco, Mirella Freitas e Priscila Pio (Anjos e Moças da Festa).

 

0 Comentários