Seis histórias interligadas escritas por seis autoras maravilhosas, parece familiar? Dos mesmos grandes nomes por trás de Blackout, ‘Nevasca’ foi lançado no Brasil pela Editora Seguinte e eu, cadelinha de todas as autoras, li o livro em pouquíssimo tempo, é claro. Vamos de resenha?
Recebido em formato e-book pela parceria com a Companhia das Letras, eu corri para solicitar essa delícia de livro assim que o e-mail chegou. Inclusive, gostaria de dizer que foi uma pena a tradução para português não seguir a mesma lógica que ficou lá na gringa, sendo Blackout e Whiteout. MAS, neste blog não somos elitistas e acreditamos na importância dos nomes traduzidos para alcançar mais pessoas. (Mas que a jogada de palavras na versão original ficou perfeita, ficou).
Neste cenário, saímos da caótica Nova Iorque e vamos para Atlanta, conhecida pelo forte calor e não habituada a dias de muita neve. Por isso que, quando os alertas de emergência por conta da neve são emitidos pelas autoridades, ninguém leva muito a sério, afinal, estamos a quatro dias do Natal. Seguindo a mesma lógica do primeiro, se você ama filmes no estilo “Ele não está tão afim de você” (2009) e “Idas e Vindas do Amor” (2010), Nevasca vai te encantar com vários romances acontecendo ao mesmo tempo, com pessoas que se conhecem.
O enredo principal gira em torno da relação de Stevie e Sola: enquanto essa primeira é cientista, cética e ligada aos fatos, a segunda é uma romântica incurável. Por isso que, quando o ultimato de Sola veio, Stevie sabia que precisava fazer algo grandioso até a meia-noite ou tudo estaria perdido para sempre. E é aí que os amigos do casal entram em cena, dispostos a garantir que tudo ocorra conforme o planejado, até que a neve se mostra a principal vilã para impedir seus planos.
Senti que nesse livro teve mais casais LGBTQIAP+, principalmente sáficos, do que no livro anterior (apesar de a capa trazer um casal gay, o único que aparece não tem história própria, apenas menção ao decorrer dos contos). E, apesar de Stevie e Sola serem o casal principal, Evan-Rose e Savanna, Jordyn e Omari e Kaz e Porsha foram os meus casais favoritos. O livro é uma delícia de leitura leve, despretenciosa e que, quando percebe, você já leu inteirinho. O único defeito, pra mim, é que as histórias acabam não tendo tempo de aprofundar questões e conflitos, por serem enredos curtos, fazendo com que algumas pareçam rápidas demais ou incompletas.
Leia também 'Amor em Lugares Fechados' por Thiarlley Valadares
Mas vamos lá, a única coisa que, fato, me deixou IRRITADA: as autoras lançaram ENIGMAS para dizerem quem escreveu cada história. Quem faz esse tipo de coisa? Como fica a minha curiosidade? hahahah como já conhecia a escrita de algumas, fiquei por ali, matutando e criando teorias de quem escreveu o quê. Mas a jogada delas foi GENIAL.
Nevasca (2022) é um livro leve, gostoso de ler e, ao contrário do nome, aquece os nossos corações com a delícia do amor juvenil, em todas formas e possibilidades. Citando a dedicatória:
Para todos os jovens negros por aí: sua alegria e amor aquecem corações ao redor do mundo. Nós continuamos enxergando vocês.
E aí, já leu? Gostou? Conta pra mim!
0 Comentários