Não tem mais graça falar que é a resenha de hoje é de um nacional, porque já se tornou costume nos últimos dias, mas eu vou fazer furdunço assim mesmo: a resenha de hoje traz um livro ambientado na Bahia, com fake dating às avessas e um casal bem cão e gato. Sim, você não leu errado, o livro de hoje é “Ô Promessa Sem Jeito” de Eduarda Short. Vamos de resenha?
Conheci o trabalho da Duda (pois eu sou ÍNTIMA) pelo perfil Nordeste Divulga — inclusive se você ainda não segue esse perfil maravilhoso que divulga as obras de pessoas nordestinas, siga — e cheguei a começar o seu livro anterior ‘A Bicicleta das Dálias Vermelhas’, mas não terminei (desculpa, amiga, mas eu vou!). Eis que a semana passada a autora veio falar comigo para uma parceria aos 45 do segundo tempo e eu, que não sou besta nem nada, arrumei tempo do meu útero e eis que estou aqui.
Luigi Alves e Antonieta Cardoso trabalham juntos na editora Oxe! e sempre tiveram um relacionamento baseado na implicância e no ódio mútuo. Apesar dos rumores de que eles têm um relacionamento amoroso por trás de toda essa implicância, nada é confirmado. Cientes de que estariam em compromissos diferentes no mesmo dia, imagine a surpresa de Luigi ao encontrar Antonieta no casamento de seu primo, enquanto deveria estar a menos de um quilômetro, no casamento das amigas dela.
Leia também: resenha de 'Ah! É você, amor!' de Gray Melo
Mas o fato de estar no lugar errado e na hora errada não é o único problema. Para driblar a presença de Antonieta no casamento errado, Luigi finge que os dois estão namorando e, assim, despistar que ela é uma penetra. O problema é que…. eles, de fato, têm uma relação ainda não-nomeada e não-pública. A ideia de serem um casal na frente de todas aquelas pessoas surgiu rápido demais como a solução daquele problema imediato, mas ascende questões em ambos sobre o que têm e como devem prosseguir a partir dali.
Vamos falar de personagens: Luigi Alves é um cara romântico, mas a vida não é fácil e seu último relacionamento terminou numa traição desastrosa (um adendo importante: sabe o casamento do primo citado lá em cima? Isso, é o primeiro de Luigi com a EX-NAMORADA do nosso protagonista. Que família, hein?). Logo, seu trauma recente o diz que se comprometer numa relação séria não é o ideal. Enquanto Antonieta apresenta uma postura antirromântica e diz aos quatro ventos que não quer se envolver num relacionamento sério tão cedo, mas a gente conhece esse serzinho e o quanto ela já está envolvida nessa relação.
Confira: resenha de 'Esperando na Janela' de Carol Ferreira
Eu gostei de como os personagens são tão cientes de que não querem nada sério no momento, mas basta que o outro dê um sorriso largo para que Luigi e Antonieta sejam cadelinhas um do outro. E se tem uma coisa que a gente adora é acompanhar as falas esquisitas enquanto os pensamentos estão todos lá, confusos, apaixonados e incertos. Neste enredo, o casal já começa “junto”, mesmo que de um jeito torto, mas a narrativa não fica chata ao decorrer da história. A narração dos capítulos é alternada entre os personagens e, confesso, em alguns momentos fiquei um pouco confusa nas falas, quem estava falando o quê, mas li de novo e tudo certo.
Olha só quem apareceu nos agradecimentos :') |
A autora me avisou e vou passar o mesmo aviso: não é preciso ler ‘A Bicicleta das Dálias Vermelhas’, lançamento anterior da autora, para entender o enredo de Ô Promessa Sem Jeito. No entanto, pode ser que você tome alguns spoilers, mas nada muito exagerado. Eduarda Short prossegue com o seu “Clichêverso” e, por experiência própria, pode ser que você fique um pouco confuso sobre os novos personagens introduzidos e citados, mas a autora promete responder esses questionamentos ao longo dos próprios lançamentos.
Ô Promessa Sem Jeito é uma novela curta, com boas doses de humor, o calor da Bahia, referências na medida certa e um casal implicante e muito apaixonado. Se você procura uma leitura leve, bem-humorada e romântica, esse livro é para você.
Ô Promessa Sem jeito está disponível grátis no Kindle Unlimited e custa R$ 5,99 para comprar, você pode acessá-lo aqui.
0 Comentários